O Campeonato Rondoniense Sub-20 (Juniores) finalizado na tarde de sábado, 24/08, entra para a história do futebol rondoniense como o único campeonato onde o campeão e o vice-campeão conquistaram o título sem estar em campo.
DESISTÊNCIAS
A competição teve início com a desistência de três clubes do interior do estado que haviam confirmado participação, mas posteriormente enviaram ofício com termos bem parecidos ao DCO/FFER alegando não terem sido atendidos pela entidade no formato da disputa do campeonato.
Ficando confirmados, o S C Genus, Rondoniense S C e Gazin Porto Velho, todos da capital, que disputaram o estadual em jogos de ida e volta no sistema de pontos corridos.
CAMPEÃO POR ANTECIPAÇÃO
Com a bola rolando a cada rodada, o Gazin PVH abriu vantagem na classificação, e na 5ª rodada, folgando na tabela, se sagrou campeão. Após acompanhar da arquibancada a vitória do Genus sobre o Rondoniense S C.
DUAS CHANCES JOGADAS FORA
O Periquito do Ulisses Guimarães, jogou fora duas chances, de chegar nesta última rodada em condições de disputar o titulo de campeão contra a Locomotiva. Porém, o que aconteceu foi inacreditável até mesmo os mais pessimistas dos torcedores e estatísticos.
Primeiro desperdiçou a chance na 5ª rodada, quando precisa apenas do empate para seguir com condições de disputar o titulo de campeão, mas perdeu para o Genus, que ganhou folego e ficou vivo na competição e esperando nesta última rodada, um milagre, e aconteceu.
No sábado (24) quando também precisava apenas empatar com gols, com a Locomotiva já campeão, e o resultado de 1 a 1 seria o suficiente para o Periquito ser vice-campeão, pelos critérios de desempate, o de menor número de cartões amarelo, 6º critério, mas o inacreditável aconteceu aos 45 minutos do 2º tempo.
O volante Silas fez uma falta e foi expulso da partida, jogando fora a conquista de vice-campeão e a vaga na Copa São Paulo. A imprevisível expulsão levou o Rondoniense a somar dois cartões vermelho na competição, contra um do Genus, e o 5º critério de desempate é o de menor número de cartões vermelho.
SEM JOGAR
E o S C Genus, que havia encerrado a partição na rodada anterior do campeonato e, estava só na torcida por um dos resultados que o manteria como vice-campeão, aconteceu e da forma menos improvável possível.
Genus e Rondoniense terminaram empatados, no número de pontos ganhos, de vitória, no saldo de gols, maior número de gols pró, e o Auri-grená de camarote viu no último minuto do tempo regulamentar da partida acontecer a expulsão do Silas, que garantiu a 2ª colocação no campeonato, ficando como vice-campeão e garantindo a segunda vaga na Copinha em 2025.
GAZIN PVH X RONDONIENSE
Com a bola rolando no Aluizão, o Rondoniense começou abafando a Locomotiva fazendo marcação alta, porém, logo aos 11 minutos em contra-ataque com bola longa, Vitor Hugo apostou corrida e chutou forte, o goleiro Guilherme não segurou e o próprio Vitor Hugo colocou no fundo da rede, fazendo Porto Velho 1 a 0.
Precisando vencer, o Rondoniense sentiu o gol, mas aos pouco o time voltou a atacar, e aos 32 minutos, a bola foi lançada para a área e o zagueiro Diego de cabeça deixou tudo igual no placar, 1 a 1. O resultado estaria garantindo a vice-liderança ao Periquito do Ulisses Guimarães.
Na etapa final, o Rondoniense continuou a buscar mais um gol para consagrar a vitória, mas encontrava um adversário mesmo jogando com o título já conquistado, também queria encerrar de maneira honrosa.
Porém depois de bola no travessão da Locomotiva, o inacreditável, o inesperado, aconteceu aos 45 minutos, após escanteio para o Porto Velho e bate e rebate dentro da área, a bola é afastada, só que o árbitro viu falta de Silas, e como o jogador já tinha tomado amarelo, tomou o segundo amarelo e consequentemente o cartão vermelho.
Desespero para o Rondoniense, pois naquele lance o time voltava para a 3º colocação e dava adeus a vaga na Copa São Pulo. Festa do lado do Auri-Grená que comemorou o 2º lugar na classificação e terminou como vice-campeão estadual e vaga na Copinha.
O Gazin Porto Velho se sagrou campeão estadual Sub-20 e pela primeira vez vai participar da Copinha. O Genus foi o vice-campeão e volta a a Copa São Paulo depois de 8 anos, sua última participação foi em 2017.
Comentários: