studiolivre.net

Notícias Noticias Rondônia

GOVERNO DE RO DECRETADA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA ESTADUAL POR CAUSA DE ESTIAGEM

De acordo com o decreto, a estiagem resultou na exaustão da distribuição de água nos mananciais

GOVERNO DE RO DECRETADA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA ESTADUAL POR CAUSA DE ESTIAGEM
Foto: Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Governo do Estado de Rondônia publicou no sábado, 06/07, um decreto que declara situação de emergência em todo o estado por causa da estiagem no Rio Madeira. 

De acordo com o decreto, a estiagem resultou na exaustão da distribuição de água nos mananciais, o que causou desabastecimento de populações de áreas urbanas e rurais e, consequentemente, diminui a disponibilidade de água para consumo.

A Defesa Civil Estadual informou que o Rio Madeira, principal fluxo de água de Rondônia, registrou seu ponto mais baixo entre 17 e 23 de junho, chegando a alcançar 4,09 metros. Isso representa uma grande redução em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o nível era de 8,37 metros.

De acordo com o Sedam, as previsões meteorológicas indicam que as chuvas na região da capital serão abaixo da média histórica para o período de estiagem - o que representa uma possibilidade real de fazer com que o rio atinja níveis críticos.

Parte disso acontece por conta do fenômeno El Niño, que altera a distribuição de umidade e calor no planeta - especialmente em países tropicais, como o Brasil. 

Confira o decreto do Governo de Rondônia

 

 

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!