O livro de Juízes no capítulo 10 e versículo 16, nos diz: E tiraram os deuses alheios do meio de si e serviram ao Senhor; então, se angustiou a sua alma por causa da desgraça de Israel.
Esse texto causa-nos perplexidade, foi permitido ao autor sacro captar o eco da angústia divina em razão da opressão dos adversários ao povo de Israel.
A desgraça de Israel provocou em Deus um sentimento de pesar e tristeza.
O contexto da leitura bíblica nos mostra que Israel havia abandonado o Senhor Deus, e por conta disso os inimigos estavam oprimindo o povo judeu. O povo estava em aperto, pois os inimigos se levantaram contra a nação judaica. Em sua aflição o povo buscou socorro no Senhor.
Nesse episódio o que me impressiona é que o infortúnio de Israel, provocado pelo afastamento do Deus vivo, causou no Senhor, dor e sofrimento.
Todas as vezes que alguém se afasta deliberadamente de Deus, abandonando a fé, e decide viver independentemente da graça e amor divino, isso causa tristeza no coração de Deus. Nessas circunstâncias o inimigo mortal do homem, o diabo, prevalece, humilha e oprime.
Não é desejo de Deus que o homem sofra nas mãos de seu inimigo. Para tanto traçou planos de paz e prosperidade para cada ser humano.
A história se repete e hoje não é diferente, milhares de pessoas estão sob o jugo pesado do pecado e por conta disso, o inimigo de nossas almas tem causado prejuízos irreparáveis, tem causado sofrimento e dor, tem oprimido e gerado toda sorte de males ao ser humano.
Deus não se agrada dessa realidade, e busca de todas as formas chamar a atenção do homem para si, evitando que a tristeza, melancolia e depressão sejam companheiras inseparáveis do homem, tornando-o infeliz em função da sua condição espiritual.
Vejo um Deus que se entristece com a infelicidade do homem, e que não coaduna com as ações do inferno contra a obra prima da criação.
Deus não se alegra com as nossas calamidades, pelo contrário, Deus sente profunda compaixão pelo homem.
Deus é sinônimo de alegria, paz e gozo, voltemos nossos olhos para o Senhor, busquemos o conforto e o consolo que somente Ele nos proporciona.
Na presença de Deus há fartura de alegria, há vida com abundância. Viver sob a mão pesada do nosso adversário, não é o plano de Deus para ninguém.
Que possamos nos levantar e buscar a Deus, para que Ele nos liberte e tenhamos uma vida próspera em todos os sentidos.
Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve (Mt. 11:28-30)
Comentários: